Sejam bem vindos! You are welcome! Bien Venidos!

domingo, 30 de março de 2008

Deborah -Entrevista Clássica-



Claudia Cano, líder e vocalista da Deborah, representante do metal extremo possui uma personalidade marcante e é muito franca para expor suas opiniões, o que resultou nesta forte entrevista. Ela relata seu testemunho pessoal, os trabalhos com o Ministerio Alcance Subterraneo, fala de seus pais e também sobre sua banda.


Fale-nos, por favor, sobre o México, sua cultura e sua musica...e também sobre a fé do povo mexicano. Sei que o seu país é tradicionalmente católico; mas o povo confia em Jesus, ou é secularizado? Há plena liberdade religiosa para as outras minorias cristãs?

Cláudia: México é um país formoso, que amamos profundamente, muito rico culturalmente, mas desgraçadamente foi fundado sob terriveis pactos ancestrais. É uma terra que tem sido muito ferida, com um governo infestado de corrupção, aliado à igreja Católica, na qual se proclama ter liberdade de expressão; mas o que vemos é muito diferente. A televisão está aberta para todo tipo de cultos pagãos; mas, muitas vezes, é proibido falar de Cristo e isto tem trazido maldição e destruição ao nosso povo. Porém, cremos firmemente que isto tem que mudar.

Como é o cenario da musica cristã (do Underground ao pop) no México? As igrejas trabalham com a musica? E como a banda Deborah esta inserida nesse cenário? Faz muitos shows evangelisticos por seu país?

Cláudia: O cenario da musica cristã pop no México é amplo, há bons artistas reconhecidos dentro e fora do país. Há algumas bandas brotando no underground, mas realmente são poucas. Todo este núcleo de pessoas está focado em criar música e vende-la ao publico cristão, organizar shows dentro das igrejas para entretenimento das mesmas; e fica muito claro para nós que não temos lugar dentro deste cenário. Deborah nasceu para levar a mensagem de salvação fora da igreja, onde há milhares de pessoas esperando ouvir uma palavra de esperança. E todos os eventos que Alcance Subterraneo organiza são totalmente evangelisticos.

Em seu site, há uma analogia entre a profetiza Débora e Joana D'arc, como sendo ambas mulheres libertadoras de suas nações. Eu gostaria de saber como surgiu a banda Déborah, bem como um pouco da história das três integrantes. Vocês também se comparam à juiza Débora?

Cláuida: Déborah nasceu por ver a necessidade de levar o evangelho às pessoas que estão metidas no black metal. Primeiro, nasceu um peso muito forte em meu coração por esta gente. Depois de um tempo orando por eles, Deus me mostrou a nacessidade de formar uma banda para alcança-los. E quando eu lhe disse: "está bem, Senhor, quem queres que esteja nela?", Ele me disse: "Você vai cantar e a banda se chamará Déborah; agora leia Juizes 4:4". Foi um impacto brutal na minha vida, ao ler cuidadosamente o que Débora, uma mulher cheia de amor e de valor, pode fazer para levar à liberdade uma nação. Identificamo-nos com ela, porque também queremos ver essa liberdade gloriosa na nação underground.

(...)

O que vocês abordam nas letras e qual a importancia da mensagem, para a Déborah?

Claudia: As letras falam daquelas coisas que nos separam do amor de Deus, das ataduras espirituais que, às vezes, temos, sem nos dar conta do sacrificio tão brutal que aconteceu para trazer liberdade às nossas vidas. E acredito que cada canção tem um pouco do muito que queremos expressar às pessoas que necessitam conhecer o verdadeiro amor. Porque este é o unico motivo que a Déborah existe, poder ter um lugar, um espaço, onde expressar-lhes a mensagem de vida.

Claudia, gostaria de ouvir o seu testemunho pessoal de vida. Você é casada com o Miguel, que também é lider do ministerio Alcance Subterraneo. Como você concilia o tempo com a banda, familia e igreja?

Claudia: Há alguns anos atras, antes de conhecer a Cristo, estive metida no movimento underground, focada mais no que era punk, praticando todo tipo de ocultismo, cheia de ódio pelas pessoas, sem querer saber nada de Deus. Neste meio, Miguel e eu nos conhecemos, nos identificamos em nossa ideologia e em muitas outras areas, nos apaixonamos e em pouco tempo nos casamos. Durante este tempo, crendo ter tudo para sermos felizes, nos demos conta de que as nossas vidas estavam totalmente destruidas. foi quando senti o desejo de querer conhecer a Deus; a partir daí, tudo começou a mudar. Algum tempo depois, Miguel se converteu a Cristo; juntos, começamos a servir a Deus intensamente. Depois de um tempo, Deus nos chamou a deixar tudo (como fez Moises), para vir à Cidade do México e resgatar as pessoas do meio de que Ele nos havia tirado, as quais ainda estavam na escravidão. Assim começou a se formar o Alcance Subterraneo. Um dos meus grandes temores era com os meus filhos; não queria que eles crescessem neste ambiente onde eu havia sofrido tanto. Porém, Deus me deu a Sua palavra de que Ele iria guarda-los. E é algo que eu aprecio muito da parte de Deus, que, até o dia de hoje, Ele tem guardado e marcado as suas vidas de uma maneira especial. Eles sempre vão conosco a nossos shows, tem estado em momentos perigosos, mas também gloriosos. As pessoas do Alcance Subterraneo são parte de sua familia e, juntos, passamos os tempos dificeis e também os maravilhosos.

Há quanto tempo existe e como são os trabalhos no ministerio Alcance Subterraneo, é uma igreja underground? Tem alcançado os objetivos?

Claudia: Alcance Subterraneo está para cumprir sete anos. É a unica igreja underground que existe em nosso país. Tem sido uma igreja pioneira neste meio, no qual o trabalho tem sido árduo e dificil. cada acontecimento que Deus tem colocado em nosso ministerio está sendo alcançado um a um; cada vez que termina um, nos damos conta que vem outro mais brutal e trabalhamos nele. Por isso, agradeço a Deus pela vida de meu esposo, já que sua vida é muito valiosa para o que está por acontecer em nosso país, e também pela igreja que nos tem dado. Cada passo do Alcance Subterraneo é um tesouro muito especial para nós.

(...)

Fonte: Revista sacred Sound Ano 3, nº4, Agosto 2005
Postado por: Fabio Besi e Alisson Roberto

My Space da banda:
www.myspace.com/deborahband

Um comentário:

Mike disse...

Estou em pleno domínio das minhas faculdades mentais, e pela minha sobriedade percebo que está banda não dá testemunho algum de Cristo.