Sejam bem vindos! You are welcome! Bien Venidos!

terça-feira, 13 de maio de 2008

Entrevista B.W. e M.L. Com Hernane ''Liberdade Suprema''


Grande entrevista que o Brutal Warfare junto com a Metal Land (www.metalland.tk) fez com Hernane, vocalista e guitarrrista da banda Liberdade Suprema “Banda Cristã de Death/Progressivo do Rio” A banda vem ganhando destaque na cena White Metal Nacional, e nessa entrevista Hernane conta um pouco sobre a carreira da banda e de como é fazer ''Metal Cristão'' aqui no Brasil.



BW & ML: Como e onde nasceu a banda Liberdade Suprema, e qual porque desse nome?


Hernane: Em 2003 Rogério Fontes(baixo) e eu estavamos saindo de uma banda que tinha terminado suas atividades.Mas havia em nosso coração o desejo de continuar trabalhando para Deus com um ministério.Foi então que eu ele começamos a orar e convidar músicos para uma nova banda(Liberdade Suprema).O novo projeto ainda não tinha nome,mas continuamos a procura de membros para a banda,e encontramos.Começamos a realizar reuniões de oração com os membros,e essas reuniões eram feitas e um monte em nosso bairro Austin.Era uma benção!Deus sempre falava conosco e foi ali que Ele nos deu o nome Liberdade Suprema.Este nome simplismente refere-se a obra de Cristo na vida daquele que o aceita em seu coração.Ele,somente Ele pode dá a verdadeira liberdade.A Liberdade Suprema!




BW & ML: Atualmente quais os integrantes oficiais da banda, a banda já teve outros integrantes que saíram com o decorrer da carreira?


Hernane: Hoje a banda conta com os membros:Marcelo Greg(bateria),Claudio Domingues(baixo) e Hernane Mozaga(guitarrra/vocal).Liberdade Suprema já passou por algumas mudanças de formação,antes a banda tinha 5 membros,hoje estamos com um power trio,gostariamos de acrescentar um tecladista para dar um viscozidade melhor para nosso som.




BW & ML: Qual porque de fazer Death/Progressivo, tem algum motivo em especial ou é apenas pelo gosto musical de vocês?


Hernane: As duas coisas(risos).O trio musical de hoje da banda tem um pensamento de fazer um som fusion,eclético e também queremos soar de maneira diferente das bandas extremas da nossa cena.Estamos na busca de original e singular,mas temos muito que batalhar para isso, tendo sempre o cuidado para não imitar as bandas que ouvimos.




BW & ML: Qual é o tema central do Liberdade Suprema?


Hernane: Nosso tema central é a Palavra de Deus,nossa convicção de fé!Não usamos metáforas ou mensagem escondidas em nossas letras.Estamos aqui para saquear o inferno e frutas as mentiras do inimigo!Viemos para proclamar as boas novas de salvação atravez de nossas vidas,nosso testemunho e nosso som.Somos uma banda 100% Cristã e cremos na promessa divina em nossas vidas.




BW & ML: Como está a cena aí no rio de janeiro?


Hernane: Nossa cena metálica Cristã em geral não é como as cenas de outros estados,com um maior número de bandas e shows.Porém ela tem crescido aos poucos e com qualidade.Temos três ministérios aqui no Rio que estão trabalhando duro para crescimento do reino de Deus dentro do undergrund.O Atos Extremos, Metanoia Missões Urbanas e a Igreja das Americas.




BW & ML: O que vocês tem a dizer sobre a internet, quais os prós e contra?


Hernane: A internet tem ajudados muito as bandas de todos os estilos.Hoje divulgar o seu som para as pessoas é muito mais fácil e rápido.Muitas pessoas no Brasil e no mundo podem ouvir seu som e conhecer seu trabalho musical,isso é muito legal!Por outro lado
a internet tem desbancado muitas bandas que precisam do lucro de vendas de CDs para continuarem na estrada.A pirataria e os mp3 não autorizados estão destruindo o mercado fonográfico.O selos não tem mais condições de lançarem mais bandas por não terem retorno nas vendas de CDs e as bandas independentes também estão sendo muito prejudicadas por causa da pirataria e dos mp3 não autorizados pelas bandas.




BW & ML: E sobre a influência da Mídia, principalmente vocês que moram na cidade da sede da rede globo, o que vocês tem a dizer sobre a influência deste canal aí na sua cidade e no país?


Hernane: Infelismente não temos boas críticas sobre a mídia e principalmente sobre a Rede Globo. A maior rede de televisão do nosso país tem sido a maior responsavél por toda degeneração dos bons costumes.Suas novelas,miniséries e programas são nada mais e nada menos do que um canal de puro lixo para a família brasileira.Suas púdritas mensagem para as crianças com desenhos violentos e mistícos,suas cenas sensuais e heróticas nas novelas,mostrando casos de lésbicas e homosexuais e a liberação do sexo antes do casamento logo na adolecencia e principalmente destruindo casamentos,que é uma instituição Divina criada por Deus.Nós como cristãos verdadeiros,devemos nos policiar e não admitir tais programações satânicas em nossos lares.Separar o que aproveitavel do que é lixo do inferno para não dá legalidade para que os dardos inflamados do diabo entrem em nossas casas e contaminem nossa família e destrua nosso lar.




BW & ML: O que vocês acham do MP3? Vocês acham que o fim do CD está próximo?


Hernane: O mp3 não autorizado pelas bandas é um problema como eu já tinha mensionado antes,mas autorizado não é.Alguns já acreditam que os dias do mercado dos CDs está com seus dias contados devido com o crescimento brutal da pirataria.Já existem selos e bandas que estão comercializando suas músicas pela internet atravez do mp3.Eu particularmente não sei se a venda de CDs irá terminar de emediato,mas me parece que a cada vez mais com o passar do tempo as coisas não mudam.Acredito que o tempo dirá o que vai acontecer.




BW & ML: Se este fim estiver mesmo próximo, o que vocês acreditam que seja a saída para as bandas?


Hernane: Se realmente os Cds sairem mesmo do mercado fonográfico,o que manter as bandas na ativa serão os shows que elas fizerem cobrando cachê. Acredito que essa é única maneira das bandas continuarem,pois as bandas de nome mais antigas estão tendo lucro para si apenas nos shows que fazem.




BW & ML: Quais as bandas nacionais cristãs que vocês podem citar como influência?


Hernane: Nossas maiores influências músicas dentro do metal cristão são: Skymetal e Soul Factor.




BW & ML: Vocês já sofreram perseguições de cristãos e não-cristãos por tocarem Death Metal Cristão?


Hernane: No momento apenas dos irmãos na fé,ainda não recebemos ameaças ou coisa parecida dos não Cristãos.Mas infelizmente sempre estamos sendo criticados por pessoas que não compreendem nosso chamado de envagelizarmos as pessoas da cena Underground.Encaramos isso como ignorância da parte delas,pois na verdade o que incomoda essas pessoas é apenas nosso estilo músical.Se fosse um forró ou qualquer outro estilo de música que não seja metal,elas nos apoiariam ao invés que nos criticar.




BW & ML: O que significa metal cristão para você?


Hernane: O termo Metal Cristão não um outro generô musical ou estilo.Metal Cristão não se diferência em nada do Metal Secular,musicalmente falando.A única diferença entre o som cristão e o secular está em sua ideologia contida nas letras.As bandas seculares falam de vários temas:Pólitica, apelo social,ecologia,paganismo,satanismo e etc.O Metal Cristão declara sua fé em Jesus Cristo,que Ele veio ao mundo, morreu pela causa humana, ressucitou ao terceiro dia após sua morte,vive e votará para busca o seus e jugar os incrédulos.Está é a mensagem Cristocéntrica que o Metal Cristão deve anunciar aos presos e cativos deste mundo tenebroso. Isto é Metal Cristão!




BW & ML: Agora uma pergunta pessoal. Vocês são casados, tem filhos, qual o convívio familiar dos integrantes do Liberdade Suprema com suas famílias? E na igreja, a banda atrapalha na vida espiritual?


Hernane: O único do grupo que ainda não é casado é o Claudio,Marcelo tem esposa eu também sou casado à sete anos e tenho duas filhas lindas.Puxaram a mãe é claro(risos)!O convívio familiar é normal e nossa vida espiritual é mais desafiada à está firme por causa do ministério da banda.




BW & ML: Quantos anos de carreira tem o Liberdade, vocês já tocaram com algum nome de destaque no Metal Cristão?



Hernane: Estamos na luta desde 2003,muita coisa mudou desde então.Nossa formação,nosso compromisso com o Reino e principalmente nosso som.Em 2004 nós fomos uma das bandas que iria abrir um show para o Oficina G3 em Austin nosso bairro,foi muito legal!Eu na aquela época eu não era o vocalista principal,eu fazia back vocal.Nosso antigo vocalista e grande amigo Igor Negreiros que fazia os vocais principais e eram vocais limpos.Nosso som lembrava uma banda que gosto muito:Intor Eternity.Depois chegamos a fica sem tocar ao vivo por uma ano e meio devido ao problema de formação,voltamos em 2006 a subir no palco depois deste jenjum de um ano e meio como power trio.




BW & ML: Qual ou quais os álbuns lançados pela banda, já existe algum plano para um novo lançamento? Qual a visão desse novo álbum da banda, o que vocês visam com ele, qual o objetivo?


Hernane: Temos no momento apenas um album lançado,"Palavra de Salvação".Estamos sonhando com nosso próximo album, arrajos e letras já estão sendo feitos.Suas letras irão abrangir temas que falem sobre batalhas espirituais que nós cristãos vivemos a cada dia.Queremos com isso encorajar os irmãos da fé e também a nós mesmo acreditar na vitória sobre toda opressão malíguina atravez da confiança nosso Senhor Jesus,pois Ele já nos deu a vitória!Com um som mais técnico,pesado e brutal.




BW & ML: E os shows do Liberdade, a agenda está boa?


Hernane: Nossa agenda ainda está como deveria,pois ainda não somos bem conhecidos.Estamos batalhando na divulgação para que as pessoas que organizam eventos nos convide.




BW & ML: Deixem agora um recado para a galera que curte o som do Liberdade Suprema ou algum agradecimento, esse é um espaço livre para vocês?


Hernane: Antes de tudo queremos agradecer a vocês por nos convidar para está entrevista,creio que uma ajuda do céu.Agradecer as pessoas dá internet,orkut e myspace que tem nos apoiado com palavras de incentivo, isso para nós é muito importante e para todos que oram por nós. Nosso sinceros agradecimentos, que Jesus os abençõem!


Myspace da banda:
www.myspace.com/liberdadesuprema

Video da banda:
www.youtube.com/watch?v=9CH3OFwg33w

Comunidade da banda (Orkut):
www.orkut.com/Community.aspx?cmm=27676455


NOTA;
Banda: Liberdade Suprema
Entrevistada por: Alisson Roberto, Fabio Besi e Isaque Soares
Para: Brutal Warfare e Metal Land

Nenhum comentário: