Sejam bem vindos! You are welcome! Bien Venidos!

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Entrevista B.W. Com a Banda Fides



Em comemoração de seu primeiro aniversário divulgando o melhor do metal cristão nós do Brutal Warfare, preparamos uma entrevista "edição especial" com uma das melhores bandas de Heavy-Metal brasiliense: FIDES!
O Brutal Warfare agradece a banda pela colaboração e elogia o belo trabalho do EP Chosen Paths!


B.W.:Qual o significado do nome FIDES, e porque escolheram este nome?
FIDES
: O nome Fides significa Fé, quando o nome foi escolhido nenhum dos atuais membros estavam na banda, mas foi uma escolha feita para demonstrar o que a fé de cada um podia fazer. Alguns membros praticamente aprenderam a tocar na Banda.

B.W.: Como foi o inicio da carreira do FIDES? Qual a formação atual?
FIDES
: Foi como 90% das bandas começam um monte de amigos que tocam se unem pra fazer um som. O line-up atual:
Thiago Bueno – Vocals
Ivan Melo – Guitars
Carlos Barbosa – Keys
Anderson Souza – Bass

B.W.: Há quanto tempo a banda está na estrada?
FIDES
: Já são praticamente 9 anos...

B.W.: Nesse período imagino muitas complicações enfrentadas. Vocês poderiam nos relatar um pouco das dificuldades, problemas mais enfrentados pelo FIDES?
FIDES
: Acho que o maior problema da Fides é o maior problema de todas as bandas, a falta de respeito das organizações. Em muitos eventos que tocamos não ofereceram nem água para bebermos, já aconteceu de viajarmos para um local com grana do próprio bolso e quando chegamos lá nos ofereceram refrigerante, aceitamos, são não sabíamos que tínhamos que pagar por cada copo tomado. Muita gente quer ter a Fides no evento, mas não quer ajudar com os custos que a banda tem, ano passado (2008) fomos obrigados a recusar mais de 10 shows por falta de apoio do próprio evento.
A Fides nunca teve em sua filosofia tirar grana da banda pra poder sobreviver, temos equipamentos caríssimos para poder fazer um show agradável, temos custos com alimentação, transporte, manutenção de estúdio, gravação de músicas e etc. O problema é que isso nunca é visto pelas organizações acham simples ir lá e tocar e tem evento que ainda tem a cara de pau de cobrar do público, e vamos mais longe, é devido a esse tipo de organizadores que os shows estão cada vez mais vazios, se você faz um evento mal feito quando fizer um próximo o público deixa de ir. Ultimamente temos ido tocar em alguns shows pra talvez 50 pessoas porque a galera que gosta de verdade está cansada de ser ludibriada com propagandas que não condizem com a realidade.

B.W.: Como o publico recebeu o EP, vocês acham que o álbum está sendo bem recebido pelos headbangers?
FIDES
: Bem, como resolvemos não lançar o material físico, apenas distribuímos pela net o feedback não é dos melhores, não dá pra ter uma noção de quantas pessoas estão ouvindo.

Mas sinceramente, estamos felizes com o resultado, se fossemos fazer o Chosen hoje seria diferente, mudaríamos algumas coisas, as musicas seriam diferentes, mas isso é pelo fato de toda banda evoluir com o tempo. Apesar disso tudo todo mundo que veio falar com a Fides seja pessoalmente, via Orkut, myspace ou outro meio sempre é para elogiar e parabenizar a banda. Felizmente ou infelizmente ainda não tivemos criticas pelo Ep.

B.W.: O que a banda mais visa em suas letras, quais os temas, a ideologia do Fides?
FIDES
: A Fides não tem regras, a filosofia e ideologia da banda mudaram um pouco se formos comparar com o inicio. Hoje somos mais antenados com os problemas do mundo, estudamos filosofia, sociologia, economia. Sabemos que os problemas do mundo vêm de muitos anos e infelizmente não é a Fides com suas poucas letras sobre os problemas do mundo que vai resolver tudo, entretanto temos obrigação de fazer a nossa parte.
O que todo mundo sempre quer saber com essa pergunta que você está fazendo as vezes nos causa um pouco de desconforto, porque sempre chega em um ponto que procuramos mudar de assunto, estamos cansados de ser alvo de hipocrisia com preconceito religioso, a resposta é SIM, somos cristãos, acreditamos e temos nossa fé, só que já fomos tirados de show de uma certa religião por termos membros de outra religião na banda e isso pra nós não é importante, a diferença de religião hoje é motivo da maior guerra do mundo no oriente médio e as pessoas não aprendem, preferem ter a sua razão humana e seu orgulho acima de qualquer coisa.
Sempre repetimos: "Nossos ideais estão acima da vontade humana, com bases firmes na liberdade de raciocínio e debaixo de uma Graça Salvadora (DEUS) que quebra qualquer tipo de preconceito e promove equilíbrio e expansão do espírito".
Com relação às letras é bem por ai, colocamos problemas e situações que independente do que seja o problema, a solução existe. Não queremos empurrar Deus garganta abaixo de ninguém, mas colocamos Ele como a solução, cabe a você aceitar ou não.

B.W.:Vivemos em uma era onde baixar mp3 se tornou comum na sociedade. Isto atrapalha o crescimento da banda, o que pensam sobre?
FIDES
: Não, isso não atrapalha, muito pelo contrário, arriscamos dizer que 80% do público que curte a banda nos conheceram pela internet e muitos desses nunca tiveram a chance de curtir nosso som ao vivo. Achamos que a internet é uma facilidade para o público, só que no Brasil a cultura é a de se favorecer sem pagar por isso, o certo seria o cara baixar as músicas que quer curtir e pagar um preço justo por aquilo, logo os artistas iriam receber pelo seu trabalho e poder mostrar cada vez mais trabalhos com qualidade, isto está um pouco distante de acontecer, mas a civilização evolui, quem sabe um dia chegamos lá.

B.W.: Um dos membros do FIDES mantém um trabalho de artes digitais, o "Art Side", o qual se encarrega de produzir toda a arte de divulgação do FIDES, assim como o myspace de muitas outras bandas conhecidas como Shaman, Oficina g3. Queremos abrir espaço para falarem um pouco mais sobre este trabalho.
FIDES: Sim a ArtSide é o trabalho do Carlos, ele começou fazendo artes e sites pra Fides e como gostava do trabalho resolveu investir, estudava horas em frente ao PC e resolveu fazer cursos pra aprimorar, atualmente é o trabalho oficial dele. As artes da Fides sempre sofrem direção da banda e não podemos deixar de citar o trabalho do Gustavo Sazes do abstrata, que cuidou da capa do Apostasia e do Chosen Paths.
Quem tiver a fim de conhecer mais o trampo do Carlos, fazer orçamentos (se você não tem real interesse não fica só fazendo sondagens que isso atrapalha muito o andamento do trampo), é só visitar o site lá tem tudo www.artside.com.br

B.W.: Deixem agora pra finalizar o recado que quiserem, o espaço é de vocês?
FIDES
: Gostaríamos apenas de agradecer a Deus e a todas as pessoas que tem nos apoiado por todos esses anos. Um alô especial pra todo mundo ai do Brutal Warfare, vocês são “ducaramba”.
E um grande abraço pra todo o pessoal das cidades onde já estivemos: galera de Goiânia, Londrina, Patos de Minas, Paracatu, Franca e etc. Continuamos a contar com vocês.
Pra quem não conhece o som da banda, convidamos para participar do nosso grupo de amigos, sejam sempre bem vindos.

Vejam nosso Videoclipe

Participem também da nossa Comunidade No Orkut


Deus Abençoe a todos!!!
_______________

bandafides.net
myspace.com/bandafides
Contatos: bandafides@gmail.com
_______________

Nenhum comentário: