Sejam bem vindos! You are welcome! Bien Venidos!

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

A Sinergia Da Verdadeira Adoração


”Então Jesus voltou com os seus pais para Nazaré e continuava a ser obediente a eles. E a sua mãe guardava tudo isso no coração. Conforme crescia, Jesus ia crescendo também em sabedoria, e tanto Deus como as pessoas gostavam cada vez mais dele.”
Lc 2:51-52


OBJETIVO
Levar cada aluno á compreender adoração como um todo, que servir á Deus também consiste em viver bem com a realidade fisiológica e psíquico-familiar de cada um, e também de promover uma boa empatia relacional.

INTRODUÇÃO
Para entendermos á proposta dessa ministração, precisamos esclarecer o significado da palavra “sinergia”. Que segundo o dicionário significa: a ação simultânea de diversos órgãos ou músculos, na realização de uma mesma função.

O termo sinergia fica bem empregado no texto de Lc 2:51-52. Vemos aqui na pessoa do Senhor Jesus ainda criança, todos os aspectos de um verdadeiro crescimento que traduz muito bem uma vida que agrada á Deus.
No período monástico (do grego monachos, uma pessoa solitária) vida consagração á Deus era uma vida de reclusão para lugares desertos a fim meditar nas coisas espirituais, porque viver em sociedade era pecaminoso e contra a santidade.

Más essa cultura ainda persiste nos nossos dias, uma adoração bizarra, descompromissada com os outros e com a nossa qualidade de vida.

Como se adoração fosse um para-queda só, dentro de um avião prestes á cair.

Hoje aprenderemos com Jesus, como o Senhor quer ser adorado por nós.

MOSTRA-NOS A CONEXÃO ENTRE CULTO E OBEDIÊNCIA AO MEU PAPEL FAMILIAR
“Então Jesus voltou com os seus pais para Nazaré e continuava a ser obediente a eles.” (vs 51a)
"O que é uma família senão o mais admirável dos governos? " (Henri Lacordaire)
"Os momentos mais felizes da minha vida foram aqueles, poucos, que pude passar em minha casa, com a minha família." (Thomas Jefferson)
"Considero a família e não o indivíduo como o verdadeiro elemento social. " (Honoré de Balzac)
Para Deus não existe diferença comportamental entre o ato religioso, e minha missão no contexto familiar.

Se não cumpro com o meu dever familiar, o meu culto é vazio, sem atração alguma para Deus.

A liturgia (serviço religioso) familiar consiste em:
a) Filhos obedientes aos pais (Ef 5:21).
b) Pais exemplos para os filhos (2 Co 12:14 e Ef 6:4).
c) Maridos que amam suas esposas, como Cristo ama a sua igreja (Ef 5:25).
d) Esposas obedientes em tudo aos seus maridos (Ef 5:24).

O momento da contemplação espiritual de Jesus no templo, não ofuscou a sua responsabilidade como filho.
Eu preciso continuar independentemente do culto no templo, a desenvolver em obediência a palavra de Deus, o meu papel familiar.

Desobedecer o meu papel familiar, faz o meu culto ser infrutífero, efêmero.

MOSTRA-NOS A CONEXÃO ENTRE QUALIDADE DE VIDA E SUSTENTABILIDADE ESPIRITUAL
“Conforme crescia,.....” (vs 52a)

Na versão corrigida fiel no diz: “em estatura,....” Lucas 5:52ª

Crescer em estatura significa que Jesus obedecia os critérios da sua fisiologia.

A fisiologia estuda o funcionamento do organismo. Logo, compreender a nossa fisiologia é de vital importância para o nosso culto á Deus. (1Co 6:19)

A história dos grandes avivalistas, foi marcada pela morte prematura de muitos deles, justamente por ignorar as suas fisiologias.

Veremos como o desrespeito ao nosso organismo prejudicará nossa vida como servos.
a) Á falta de exercícios físicos: a principal doença causada por falta de atividade física é a obesidade. Podemos citar problemas cardíacos, diabetes e pressão alta. Atrofia muscular, rigidez (falta de flexibilidade) e insônia.
Todos esses quadros levam a um desânimo, para orar, meditar nas escrituras, sair para falar do amor de Jesus. E tais patologias podem ser confundidas com demônios, pecado, etc.
b) Uma má alimentação: uma das principais doenças causadas por uma alimentação errada é a obesidade. Gastrite provocada por má alimentação, realização de poucas refeições ao dia com grande volume de alimentos e com grandes intervalos entre cada refeição. A má alimentação provoca cerca de 13 mil mortes por ano na Holanda, em decorrência de diabete, doenças cardiovasculares e câncer, enquanto a obesidade mata por volta de 7 mil pessoas por ano, devido a doenças cardíacas e câncer.
Você ora por uma pessoa por que está muito fria espiritualmente, quando o que ela precisa é ser encaminhada para um nutricionista.

MOSTRA-NOS QUE SABEDORIA VEM DA CONCORDÂNCIA DIVINA E SOCIAL REFERENTE À NOSSA SIMPATIA
“...Jesus ia crescendo também em sabedoria, e tanto Deus como as pessoas gostavam cada vez mais dele.” Lucas 2:52 b;c
Jesus sabia como agradar á Deus bem como as pessoas. Cada vez mais trazia sobre si a atenção de todos.

Gradativamente, conhecia o coração de Deus e o coração dos homens, e nisso, despertava apreço e suas aprovações. (Pv 16:7)
Se existe uma coisa que sempre vez parte dos planos de Deus para nós, é que a revelação Dele para as nossas vidas nos faça cada vez mais sensíveis aos anseios dos homens.

Jesus nem mesmo na agonia que precedeu a sua morte, mesmo diante do escárnio do público, da infâmia sofrida por um dos ladrões crucificado, não desistiu de ser servos dos homens. No primeiro caso, disse: _ Pai, perdoa esta gente! Eles não sabem o que estão fazendo (Lc 23:34). No segundo, desconsidera a ofensa e salva o outro ladrão (Lc 23:39-43).

Passar dias em jejum é fácil, comparado á manter uma amizade independentemente das circunstâncias. Envolver-se em batalha espiritual contra demônios, comparado desconsiderar uma ofensa recebida. Ser anjo é fácil, difícil é ser homem. (Is 58:6)

Os homens buscam poderes para saciar a sua sede de vingança, vingança dos maus tratos, vingança das perseguições, vinganças religiosas, etc.

Pr Cristiano Pereira


Fonte: http://www.missaotribo.com.br/

Nenhum comentário: