Sejam bem vindos! You are welcome! Bien Venidos!

terça-feira, 18 de março de 2008

Entrevista B.W. Com a Banda dElohim


Bem, depois de termos visto a biografia da banda dElohim, aqui agora a entrevista para entendermos um pouco melhor essa grande banda, que aos poucos está ganhando seu espaço mostrando um bom White Metal. De qualidade!!!
Abaixo a entrevista completa.


BRUTAL WARFARE: Vamos começar então, De quem partiu a idéia de formar uma banda cristã de Metal, a banda sempre visou o Power, atualmente quais são os integrantes da dElohim?

Thiago Lopes: Bom, a dElohim foi formada por eu e meu irmão (Vitor), em 1998. Na época eu cantava, tentava hehehe, conheciamos o André (guitar - hoje do Ministério Fluir do Noivo) e Pedrão (batera - ministério TRIO), na qual entrou conosco nesse trabalho, na época ouvíamos muito o Bride, Petra entre outras bandas. Queríamos tocar Heavy metal, mas por estarmos começando, tocávamos o que conseguíamos, por eu e o Vitor curtirmos muito o Galatic Cowboys (Heavy alternativo), acabamos mesclando essas influências que gerou o estilo musical no começo da banda... mas nosso sonho era tocar heavy metal melódico no estilo de Angra, Helloween e Narnia (na qual estávamos começando a conhecer).
Em 2003 a história mudou de rumo, na época estávamos sem membros, mas nos recusamos a desativar a dElohim, pois cremos que foi uma promessa provinda de Deus.
Conhecemos o vocalista Lean Ranna (atual Menahem), como a gente ele curte muito metal melódico, papo vai papo vem, eu fui pra batera e ele se firmou como vocalista até o começo de 2007. O ex professor de guitar do Vitor (Daniel Guedes) entrou na banda nesse ano, assim a banda se firmou como um quinteto com a entrada de um grande amigo nosso, Giovani Machado (Shamah) no baixo e pouco tempo depois Tybes Bertini (atual Manifest) o substituiu, sua saída foi em 2006, é um grande amigo e irmão!
A dElohim atualmente esta com a formação estabilizada com Gil Lopes (vocals), Vitor Lopes (guitars), Zach Nunes (bass) e eu (batera), Daniel Guedes serem saiu novamente pois não estava conseguindo conciliar a banda com o trabalho dele, estamos com um novo guitarrista que o nome será divulgado após o próximo show.
Estamos em contato com um tecladista já conhecido da cena cristã que estamos conversando para ver como que fica, talvez nos tornaremos um sexteto!

BRUTAL WARFARE: Sabemos que a banda é de Taubaté (Interior de São Paulo). Todos vocês são dessa cidade? aonde e como é feito os ensaios?

Vitor: a banda é de Taubaté sim... Somos todos de Taubaté com exceção do Gil que é de Campo Limpo/SP.
Geralmente ensaiamos de 15 em 15 dias no nosso home studio... e os ensaios se intensificam antes dos eventos.

Thiago: Na realidade ensaiamos pelo menos uma vez por semana o instrumental, os ensaios de 15 em 15 dias é com a banda completa.

BRUTAL WARFARE: Quem teve a idéia de colocar esse nome dElohim, e qual o significado dele?

Vitor: O Thiago deu a idéia. Tínhamos alguns nomes , e optamos por dElohim mesmo... Elohim em hebraico , significa Deus no controle ou Deus no comando, então colocamos o “d” como um trocadilho, Banda de Deus.

Thiago: Quando estávamos procurando um nome eu lembro que sempre achei legal o trocadilho que o pessoal da banda Katsbarnea fez (Cadesbarnea = Katsbarnea). A primeira coisa que pensei foi criar algo do tipo. O nome da banda resume o motivo de continuarmos firmes e fortes!

BRUTAL WARFARE: Sabemos que a dElohim passou por series de mudanças. Alguma destas foi a saída e entrada de componentes e uma acentuação no estilo musical da banda, qual o motivo pela saída de alguns componentes, e o estilo musical de vocês no que mudou?

Vitor: Geralmente as saídas são por falta de tempo pra se dedicar a banda, trabalho ou visão ministerial diferente. Obviamente a cada mudança de membro, muda um pouquinho na sonoridade, mas graças a Deus estamos nos entrosando bastante até nas composições, e a banda não está perdendo as características iniciais.

Thiago: Além disso tem a situação de sermos seres humanos e passíveis a falhas, não somos como “robôs” que pensam e agem de formas iguais, e isso tem relação ao convívio.
Graças a Deus todos os membros que já passaram pela dElohim ( cerca de uns 12 ) são muitos amigos, a não ser um membro. Temos consciência de que não somos obrigados a aceitar todas as atitudes de todas as pessoas ao nosso redor e vice-versa, porém o mínimo que podemos fazer, ainda mais como cristãos, é nos respeitarmos, quando não acontece isso, infelizmente é difícil existir convivência, ainda mais quando tentamos conviver por alguns anos e não existir mudanças em atitudes mínimas para melhorar o convívio e comunhão, porém não temos mágoas e espero que esse ex-membro seja feliz.

BRUTAL WARFARE: O primeiro trabalho de vocês foi a demo ‘’The Choice is Yours’’. Como foi esse disco pra vocês, vocês visaram algum assunto em especial, qual o tema central deste disco?

Vitor: A The Choice is Yours foi algo feito com muito carinho e sempre teremos ótimas lembranças, pois através desta demo, temos reconhecimento internacional. Na verdade não foi uma demo conceitual, colocamos na the choice todas as músicas que tínhamos prontas na época... obviamente faltou algumas músicas, que possivelmente entrarão no full “The Triumphant March”

Thiago: Vale ressaltar que foi a partir dessa demo que começamos a levar realmente a sério a dElohim como banda/ministério, antes disso levávamos como algo secundário, não divulgávamos e nos apresentávamos muito pouco.

BRUTAL WARFARE: Bem, agora uma pergunta que fazemos para todas as bandas que entrevistamos. Perseguição, vocês são perseguidos por cristãos e não-cristãos, poderiam contar um caso assim em especial para nós?

Vitor: Com toda certeza! Sofremos perseguições de pessoas que acham que a única forma de Louvar e adorar a Deus é com os louvores mais tradicionais , mas em todo caso tem sua exceção. Acho que as igrejas estão com uma visão bem mais abrangente... fora da igreja sofremos mais por parte de pessoas extremistas.

Thiago: O respeito é algo muito importante, em qualquer coisa nessa vida, o que fazemos questão de expor para quem não conhece ou até então não aceita Cristo é que não iremos enfiar o cristianismo guela abaixo de seja lá quem for.... até porque quem convence não somos nós e sim o Santo Espírito, como somos uma ferramenta, fazemos a nossa parte, e como sempre falamos em conjunto, temos que ser luz, temos que ter postura de filhos de Deus em qualquer lugar que estejamos.
Creio que por sempre expormos nossa opinião dessa forma, não recebemos tanta retalhação. Como o Vitor falou, o que acontece é algo mais verbal, até então nunca quiseram nos pegar no tapa, graças a Deus hahaha!!!

BRUTAL WARFARE: Vocês possuem outros planos fora da música, fora da banda, possuem algum outro trabalho?
Vitor: Sim... cada um tem empregos que não tem nada a ver com música, a não ser o Zach que trabalha numa loja de instrumentos musicais.

Thiago: Apesar que ele não vive da música mesmo (como músico).

Vitor: Eu em particular , sonho em finalizar meu home studio e trabalhar como produtor também.
Musicalmente temos outros projetos paralelo a dElohim, porem será divulgado após ter algo mais concreto!

Thiago: Sou artista gráfico, trabalho em uma gráfica, pedidos de logotipos e capas para cd com foto montagem entrem em contato comigo (olha o jabá kkk)

BRUTAL WARFARE: Como anda os novos trabalhos da banda, vocês já estão com um novo disco. E a agenda de shows está boa?

Vitor: Estamos trabalhando no novo álbum intitulado “The Triumphant March”.
Já temos algumas músicas finalizadas, estamos terminando alguns detalhes de outras, mas já estou começando produzir e gravar uma das músicas. Ainda não temos previsão de quando estará pronto o álbum, porém quando tivermos algum material finalizado certamente iremos divulgar no nosso myspace, orkut, etc.

Thiago: A capa do novo álbum será produzida por um artista chileno, na qual ao invés de ter a capa uma foto montagem (estilo atual de capas que muitas bandas fazem) optamos em ter uma capa pintada! O resultado final eu estarei editando e dando os retoques.
O Álbum não será conceitual, nós vamos expressar situações que vivemos hoje em dia com uma ótica cristã, mensagens positivas, e outras para refletir.
Nossa agenda por enquanto esta sendo formada, estão surgindo oportunidades para irmos para outros estados, se Deus quiser, esse ano será um ano bem produtivo!

BRUTAL WARFARE: Sabemos que a muita discriminação sobre o Metal entre os cristãos, muitos dizem que é musica do inferno, criação maligna e outras coisas mais. Qual a opinião de vocês sobre isso, e o que vocês poderiam falar para essas pessoas que chegam até duvidar da fé de um jovem por ele sendo cristão curtir esse estilo?

Vitor: Bom, se Deus criou a música, criou o forró (rsrs), certamente o metal também (rsrs) Temos por experiência própria que é raro ter um evento de METAL que tocamos que não teve nem uma alma aceitando a Jesus... Já tocamos em eventos em que mais de 40 pessoas aceitaram a Jesus, se isso não fosse de Deus , não iria acontecer nada disso...

Thiago: O Rock cristão esta caminhando junto do secular desde 1960, música cristã com pegada e guitarras distorcidas não é algo atual, discutir sobre esse tema é como querer justificar que posso sim ter cabelos compridos, mesmo dando versículos que não me condenam, eles tentarão usar outros versículos para me acusar... Creio que esses nossos irmãos precisam tentar nos ver por dentro, e não nosso exterior, quando eles conhecerem nosso interior, verão a diferença, já ocorreu isso conosco. Parte de nossa família faz parte de Igrejas Pentecostais Tradicionalistas, a principio os amigos de tios e primos nos olhavam com olhos tortos, hehe, mas com o passar do tempo nos conheceram como pessoas e como filhos de Deus, louvo ao Senhor por isso!

BRUTAL WARFARE: O trabalho com a banda atrapalha na vida espiritual de vocês, mesmo na correria de shows e trabalhos vocês tem tempo de fazer as leituras bíblicas, orações, e tempo para ir as reuniões da igreja?

Vitor: todos tem a sua vida particular com Deus, todos da banda congregam , infelizmente por todos trabalharem em horários diferentes , e não termos ensaios constantes, fica um pouco mais difícil de termos reuniões particulares da banda ... porém sempre temos nossas orações, e definitivamente , a banda não atrapalha em nada em relação a nossa espiritualidade.

BRUTAL WARFARE: O que é DEUS pra vocês?

Vitor: essa pergunta é fácil... Deus é tudo... se não fosse Deus , não existiria banda, não iria existir a capacitação ( pois tudo o que somos, e que tocamos é literalmente por capacitação)

Thiago: Uma das minhas melhores escolhas foi aceitar Cristo como meu Senhor e Salvador! Deus é a fonte de nossa vida, nossa sabedoria e é aquele que por misericórdia mostra um pouquinho de seu poder além de falar conosco, mesmo nesses tempos escuros!
Somente sendo um filho de Deus para saber qual é essa sensação! É um Deus que o mundo distorce sua doutrina, condenado por pessoas que utilizam-se de Seu nome para fazer atrocidades... e mesmo assim Ele tem misericórdia, transforma como e quando quiser o que era maldito em bênção.

BRUTAL WARFARE: Bem, o movimento B.W. agradece a vocês da dElohim por essa grande entrevista. Que o trabalho evangelístico de vocês possa crescer mais e mais, desde já um muito obrigado da família B.W.

Agora um espaço aberto pra vocês mandarem um recado para quem quiserem, deixem algum aviso ou agradecimento em nome da banda dElohim.

Vitor: Que Deus Abençoe o B.W. e todos que estiverem lendo esta entrevista e aguardem... The Triumphant Mach is coming !! estejam em oração pela banda! Pazz

Thiago: Valeu manos! Que a B.W cresça e seja um grande veículo da música cristã!
Que você que esta lendo essa entrevista saiba! Esse Deus que seguimos é muito maior do que todos nós podemos imaginar, sua misericórdia é infinita, ao invés de criticá-lo por causa de atitudes de pessoas q dizem ser cristãs, procure conhecer a Cristo, procure ELE, o Senhor é perfeito, não veja os atos dos homens, veja o que Deus pode fazer para sua vida, procure... quem procura acha!

Abraço a todos e muito obrigado pela oportunidade!!!


Comunidade da banda no Orkut:
www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1214629

Musicas da banda:
www.myspace.com/delohim

Vídeos da banda:
www.youtube.com/delohim

Fotos da banda:
www.flogao.com.br/delohim

Em breve a venda o novo album da banda “The Triumphant March”.


e-mai: metaldelohim@yahoo.com.br

2 comentários:

Robson Lima disse...

Acompanho o trabalho da dElohim ha tempos e mesmo nao sendo meu tipo favorito de metal realmente eles fazem um otimo trabalho...
q DEUS continue abencoando a vida deles e prosperando a banda!
abs

Unknown disse...

Essa banda é demais, sou fã de carteirinha xD.